terça-feira, 28 de abril de 2009
sexta-feira, 3 de abril de 2009
moradia . RP . coronado . trofa



O acesso ao piso da cave é feito a partir deste ponto de entrada descendo meio lanço de escada e da mesma forma o acesso ao rés-do-chão é feito subindo meio lanço de escada.
O logradouro posterior de nível com o rés-do-chão tem acesso a partir da cozinha e lavandaria
A moradia é composta por 3 zonas.:
Zona de convívio ao nível do rés-do-chão onde se organiza a sala, cozinha, copa, casa de banho de serviço, e lavandaria ;
Zona de serviço ao nível da cave onde se organiza a garagem, arrumos, e escritório;;
Zona dos quartos ao nível do 1º andar onde se organizam os quartos e casas de banho de apoio.
O logradouro posterior está dividido por um “armário” que separa a zona de lazer da área de serviço de apoio à lavandaria.
O logradouro anterior tipo pátio inglês serve de zona de iluminação e ventilação do espaço do escritório situado no piso da cave.
OBS. em início de construção
cemitério . SMC . coronado . trofa




No entanto, a sua expansão utiliza o mesmo conceito, estabelecendo-se duas tipologias de inumação organizadas em agrupamentos de sepulturas temporárias e perpétuas, desenvolve-se em três plataformas, estando previsto a construção de dois muros de suporte de terras, de maneira a estabilizar as plataformas face ao declive que o terreno apresenta.
O acesso principal ao cemitério é feito pela Rua da Meditação, através da entrada já existente. Prevendo-se uma entrada de serviço pelo novo volume a construir.
A proposta, define um arranjo urbanístico na área que antecede a entrada do Cemitério, de modo a dignificar o espaço público adjacente a este, composto por áreas pavimentadas, zonas de estacionamento, contentores de lixos, zonas verdes, etc.
A articulação entre os três níveis é feita através de escadas, separadas por zonas verdes, localizadas nos enfiamentos dos principais eixos de circulação. A articulação com o actual Cemitério é feita em dois momentos, através dos locais vazios entre as capelas mortuárias, localizados como remate dos arruamentos já existentes.
O projecto prevê a construção de uma volumetria localizada a nordeste, que irá albergar espaços de serviço, como sanitários públicos, uma arrecadação para a Junta de Freguesia uma outra para o Cemitério. Contém ainda uma área coberta onde será colocada a ESSA, na qual se processarão as últimas cerimónias. Trata-se de um edifício rótula, a partir do qual se poderá realizar uma nova ampliação do Cemitério, utilizando a estrutura modular estabelecida nesta proposta, que possibilitará o crescimento ilimitado da estrutura.
Na primeira plataforma, á cota 100.15 estabelece-se de nível com a plataforma de entrada do actual Cemitério. Na qual se organizam-se três espaços distintos: uma zona de entrada, com acesso aos sanitários, á zona onde está colocada a ESSA, que articula com a estrutura do actual Cemitério e ainda com os eixos de circulação da nova proposta . Esta plataforma será povoada com uma primeira área de sepulturas temporárias, organizadas em talhões.
Na segunda plataforma, á cota 98.80, organiza-se uma outra área de sepulturas temporárias, com capacidade similar á anterior, articula com a primeira e a terceira plataformas.
Na terceira plataforma, á cota 97.45, organizam-se áreas destinadas a jazigos, um muro que será construído na zona posterior ás capelas mortuárias que suportará as células do Ossário das sepulturas perpétuas.
Esta plataforma será articulada com a área do Cemitério já existente e com o novo edifício a construir.Foi ainda prevista a criação em toda a área do Cemitério, de pontos de abastecimento de água localizados em zonas estratégicas de maneira a assegurar o bom funcionamento do Cemitério.
moradia . PD . custoias . matosinhos

Com esta aproximação do volume construído ao arruamento, para alem de responder às questões mencionadas no ponto anterior, permitiu criar no interior do lote uma zona de jardim. Ao fundo, propõem-se um pequeno anexo que remata as empenas dos anexos dos terrenos confrontantes.Na articulação com o arruamento e dado que a construção comunica directamente com o passeio são feitas as entradas. A de veículos automóveis e a de pessoas que é feita através de um portão que dá acesso a um “túnel” rematando junto à porta de entrada na moradia com um pátio descoberto. Procurou-se com esta solução afastar a porta de entrada do passeio e consequentemente garantir maior privacidade aos utentes da moradia. Esta ante câmara funciona também como espaço de estacionamento temporário para eventuais visitas . O pátio para alem de iluminar a porta de entrada, permite iluminar toda a caixa de escada e o escritório localizado no 1º andar.
OBS . não construída
moradia . AM . folgosa . maia





moradia . VR . folgosa . maia
moradia . PF . alvarelhos . trofa

moradia . JF . vila das aves . santo tirso

Subscrever:
Mensagens (Atom)