sexta-feira, 3 de abril de 2009

cemitério . SMC . coronado . trofa











O projecto para a ampliação do Cemitério, surge da necessidade de expansão da estrutura já existente.
No entanto, a sua expansão utiliza o mesmo conceito, estabelecendo-se duas tipologias de inumação organizadas em agrupamentos de sepulturas temporárias e perpétuas, desenvolve-se em três plataformas, estando previsto a construção de dois muros de suporte de terras, de maneira a estabilizar as plataformas face ao declive que o terreno apresenta.
O acesso principal ao cemitério é feito pela Rua da Meditação, através da entrada já existente. Prevendo-se uma entrada de serviço pelo novo volume a construir.
A proposta, define um arranjo urbanístico na área que antecede a entrada do Cemitério, de modo a dignificar o espaço público adjacente a este, composto por áreas pavimentadas, zonas de estacionamento, contentores de lixos, zonas verdes, etc.
A articulação entre os três níveis é feita através de escadas, separadas por zonas verdes, localizadas nos enfiamentos dos principais eixos de circulação. A articulação com o actual Cemitério é feita em dois momentos, através dos locais vazios entre as capelas mortuárias, localizados como remate dos arruamentos já existentes.
O projecto prevê a construção de uma volumetria localizada a nordeste, que irá albergar espaços de serviço, como sanitários públicos, uma arrecadação para a Junta de Freguesia uma outra para o Cemitério. Contém ainda uma área coberta onde será colocada a ESSA, na qual se processarão as últimas cerimónias. Trata-se de um edifício rótula, a partir do qual se poderá realizar uma nova ampliação do Cemitério, utilizando a estrutura modular estabelecida nesta proposta, que possibilitará o crescimento ilimitado da estrutura.
Na primeira plataforma, á cota 100.15 estabelece-se de nível com a plataforma de entrada do actual Cemitério. Na qual se organizam-se três espaços distintos: uma zona de entrada, com acesso aos sanitários, á zona onde está colocada a ESSA, que articula com a estrutura do actual Cemitério e ainda com os eixos de circulação da nova proposta . Esta plataforma será povoada com uma primeira área de sepulturas temporárias, organizadas em talhões.
Na segunda plataforma, á cota 98.80, organiza-se uma outra área de sepulturas temporárias, com capacidade similar á anterior, articula com a primeira e a terceira plataformas.
Na terceira plataforma, á cota 97.45, organizam-se áreas destinadas a jazigos, um muro que será construído na zona posterior ás capelas mortuárias que suportará as células do Ossário das sepulturas perpétuas.
Esta plataforma será articulada com a área do Cemitério já existente e com o novo edifício a construir.Foi ainda prevista a criação em toda a área do Cemitério, de pontos de abastecimento de água localizados em zonas estratégicas de maneira a assegurar o bom funcionamento do Cemitério.




Sem comentários:

Enviar um comentário