sexta-feira, 24 de julho de 2009

moradia . aaam . almargem do bispo . sintra

almargem 1almargem 2

Actualmente o prédio é composto por dois corpos principais e algumas construções adjacentes. A proposta é a de manter os dois primeiros e demolir os restantes. Da demolição proposta para a construção confinante com a rua da Mina, actualmente com a função de recolha de alfaias agrícolas, surge a oportunidade de eliminar o actual estrangulamento da rua. Assim propõem-se o recuo do muro nesse ponto tomando como referência o eixo da rua actual, a partir do qual se garante um afastamento de 3 metros. O restante muro é mantido, sendo feitas obras de manutenção nas zonas que justifiquem intervenção.

No logradouro existente a Norte, são demolidas todas as construções e propõem-se a modelação do terreno em duas plataformas. A primeira que articula com a entrada a partir da rua da Mina e uma segunda a uma cota mais baixa que se articula com a zona de estar colocada na parte da construção onde se situava a “ casa de Eira” ou “Sequeiro”. No espaço existente entre as duas construções principais existe actualmente uma escada de largura exígua que se propõem manter, apenas com o intuito de possibilitar a livre circulação pelo exterior de um cão entre os dois logradouros desnivelados.

No logradouro existente a Sul, são também demolidas todas as pequenas construções e regularizado o terreno a uma cota intermédia entre a actual mais alta e a mais baixa. Desta operação e da criação de um pátio possibilitou-se desafogar a fachada adjacente e a abertura de vãos tanto ao nível do rés-do-chão como a nível do primeiro andar.

A ligação entre os dois corpos principais existentes é feita com uma “ manga” apoiada nos extremos do pátio e que fundamentalmente funciona como elemento de articulação entre os vários corpos e pisos desnivelados, já que qualquer circulação a ser feita no interior das paredes existentes hipotecava a organização do espaço. Este elemento é assumidamente contemporâneo, tanto na forma como nos materiais de revestimento, optando-se por revesti-lo numa forra de madeira tratada .

De uma forma geral a opção formal passou por fazer uma limpeza aos elementos arquitectónicos de menor valia, e a manutenção daqueles que tinham algum interesse . Por outro lado sempre que havia necessidade de introduzir alguma alteração esta ia sempre no sentido de assumir do ponto de vista constritivo os métodos actuais. A titulo de exemplo na fachada norte, com a alteração da cota do piso do andar, houve necessidade de subir a padieira das janelas. A proposta foi a de manter as orlas de granito até à cota existente, sendo o restante vão desprovido do mesmo. No caso das abertura novas, essa orla de granito não existe.

O programa requerido pelos requerentes era uma habitação com três quartos, sala e cozinha, lavandaria, garagem e um escritório / espaço de trabalho.

A solução proposta organiza o programa da seguinte forma:

Na construção mais extensa,

Ao nível do logradouro mais baixo organizam-se as área de convívio;

Ao nível do logradouro mais alto organizam-se os quartos e casas de banho de apoio;

Na construção trapezoidal a Nascente,

Ao nível da cota mais alta de acesso a partir da rua da Mina organiza-se a garagem e no piso superior o escritório / espaço de trabalho. Simbolicamente foi criado um mezanino para a colocação de um espaço de trabalho mais reservado, que a partir de uma grande janela permite desfrutar da magnifica paisagem do vale .

almargem 3almargem 4

Sem comentários:

Enviar um comentário