sexta-feira, 24 de julho de 2009

moradias . jd . rua central do viso . porto

viso 1

A parcela localiza-se numa zona definida no PDM como de área de habitação unifamiliar, prevendo a possibilidade de construção máxima de 3 pisos acima do solo, e um índice de impermeabilização máximo de 60 %. A proposta cumpre estes pressupostos, inclusivamente não constrói o eventual 3º piso.

O tipo de habitação é o da moradia. No entanto as 4 moradias são agrupadas num conjunto onde partilham um logradouro comum , habitualmente chamado de condomínio fechado. Esta solução, embora não seja a da moradia isolada, do ponto de vista urbano e morfológico enquadra-se perfeitamente na tipologia volumétrica da envolvente, nomeadamente no tipo de associação volumétrica dos loteamentos recentes que confinam com a presente proposta. Por tal facto parece-nos que o seu enquadramento nos pressupostos do pretendido no PDM para esta zona está pacificamente justificável.

No que diz respeito a forma como as 4 moradias se organizam, foi criado um piso semi-enterrado correspondente ao nível da cave que vai buscar como referência a cota de uma eira em pedra da construção existente que se pretende manter como memória do carácter bucólico que outrora existiu na zona. Este piso comporta as 4 garagens individuais duplas que tem acesso a partir do ponto mais a poente da rua e por uma rampa de acesso ao “ alpendre “ onde se localizam os portões das várias garagens. A partir da garagem o acesso às casas é completamente individualizado. O mesmo se passa no acesso pedonal. Este é feito a partir do ponto mais a Nascente do terreno e dá acesso a um passeio interior serpenteado a partir do qual se tem acesso à porta principal de cada moradia. A partir deste ponto, tal como no acesso a partir da garagem, o acesso às casas é completamente individualizado.

No piso da cave, para além da garagem está contemplado um espaço que poderá servir de escritório ou sala de estudo. Também ao nível da cave, com acesso pelo exterior e confrontante com a eira que se pretende manter, foi reservado um espaço de partilha comum denominado de sala de condomínio, que para além de servir para as reuniões dos condóminos, servirá de apoio a actividades lúdicas comuns ou individuais.

No piso do rés-do-chão, organiza-se todo o espaço de lazer das várias casas, nomeadamente a sala comum, cozinha, lavandaria e casa de banho de serviço. Todos os compartimentos principais tem acesso a um terraço individual a poente que com o prolongamento do volume da cozinha e lavandaria individualizam os vários terraços.

No 1º andar organizam-se 3 quartos sendo que um tem casa de banho privativa.

viso 2viso 3viso 4

Sem comentários:

Enviar um comentário